quinta-feira, 22 de março de 2018

RONDA MARIA DA PENHA PROMOVE CICLO DE PALESTRAS DE SENSIBILIZAÇÃO NO ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER




O Comando de Policiamento da Região Norte (CPRN) através da Operação Ronda Maria da Penha de Juazeiro realizou na tarde desta segunda-feira (19) um ciclo de palestras de sensibilização no enfrentamento a violência contra a mulher, no Centro de Cultura João Gilberto.

Como frisou a capitã Paula Crusoé, comandante da Operação Ronda Maria da Penha (ORMP) em Juazeiro, o evento teve como objeto esclarecer, conscientizar e sensibilizar sobre a temática da violência contra a mulher, problema multifatorial que afeta grande parte da população, vitimando centenas de mulheres por ano no Brasil. O público alvo do ciclo de palestras foram os policiais militares e integrantes de outros órgãos que também atendem as vítimas da violência contra a mulher.

Em seu discurso o coronel Anselmo Bispo, comandante do CPRN, elogiou o trabalho da Operação Ronda Maria da Penha e tudo que ela, juntamente com os outros órgãos envolvidos, tem feito para melhorar o panorama da violência contra a mulher na Bahia, para ele ações como a da ORMP, incluindo este ciclo de palestra, tem contribuído para empoderar as mulheres e assim elas terem coragem de denunciar.

O Juiz titular da Vara de Justiça pela Paz em Casa, Dr. Aroldo do Nascimento foi o primeiro palestrante e falou sobre o machismo e suas consequências danosas para a sociedade, ele ressaltou, ainda a importância de eventos de conscientização e sensibilização pois assim se propicia o debate e uma consequente mudança. Seguindo a Srª Francisca Erislene Costa, Coordenadora do Centro Integrado de Atendimento a Mulher (CIAM) trouxe a realidade do CIAM e explicou como funciona o atendimento do órgão. 

Finalizando, a major Denice Santiago, comandante da Operação Ronda Maria da Penha em Salvador, retomou o assunto do machismo, pontuando o quanto as pessoas o reproduzem muitas vezes sem perceber, e alertando para o quanto as mulheres tem sido prejudicadas em decorrência dele; abordou, ainda, a atuação policial militar nestas ocorrências e a importância do profissional para a proteção da vida das mulheres.

O evento contou, ainda, com a apresentação teatral intitulada " Geni conta sua história" baseada na música Geni e o Zepelim de Chico Buarque, encenada pelas estudantes do Colégio Modelo Luísa Rebeca e Samara Menezes, além de Ana Terena, ex-aluna do citado Colégio.

A equipe da Pastoral marcou presença através da coordenadora Fernanda Lins, da Assistente Social Anna Lícia, da Educadora Ana Paula e da Assistente Administrativa Iana Joane.




Ascom

Nenhum comentário: