quinta-feira, 24 de novembro de 2016

16 Dias de Ativismo: Uma mobilização mundial pelo fim da violência de gênero

Logo Campanha 16 Dias de Ativismo



A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização anual, praticada simultaneamente por diversos atores da sociedade civil e poder público engajados nesse enfrentamento. Desde sua primeira edição, em 1991, já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Mundialmente, a Campanha se inicia em 25 de novembro, Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e vai até 10 de dezembro, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, passando pelo 6 de dezembro, que é o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
No Brasil, além dos movimentos de mulheres, a Campanha dos 16 Dias de Ativismo recebe adesões institucionais, como da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, da Procuradoria da Mulher no Senado, da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, do Ministério da Justiça, do Ministério da Saúde, dos Juizados e dos Núcleos do Ministério Público e da Defensoria especializados na aplicação da Lei Maria da Penha nos Estados, movimentos sociais, entre outros.
Nesse período, várias datas específicas fazem parte do calendário, entre eles 25 de novembro, Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher, 1º de dezembro, Dia Mundial da Aids, e 6 de dezembro, Campanha do Laço Branco.
Resultado de imagem para 16 dias de ativismo 2016




Nenhum comentário: