sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Outubro Rosa: Em nove anos 470 casos de Câncer de Mama foram diagnosticados em Juazeiro e região

 
Carmem Mendes hoje aos 46 anos é uma mulher de fibra. A sua coragem para lutar pela vida floresceu aos 43 anos quando descobriu que tinha câncer de mama. O primeiro diagnóstico da doença aconteceu ao fazer o autoexame em casa durante o banho. O resultado foi comprovado após uma biópsia.
 
Durante um ano e meio, Carmem teve que passar por alguns momentos dolorosos. Para tratar do câncer ela precisou fazer quimioterapia e a radioterapia. “Só a gente que passa sabe que é muito doloroso. Tem que ter muita fé e força. A gente precisa de muito amor, carinho, atenção. O dia-a-dia de hoje é lutando pela nossa vida. Essa doença mudou muito minha vida”, afirmou Carmem.

Hoje Carmem está curada do câncer de mama, mas continua realizando exames de prevenção. Para ajudar outras mulheres que estão passando pelo mesmo diagnóstico, Carmem tornou-se voluntária do Instituto de Prevenção Ivete Sangalo, situado no bairro Santo Antônio em Juazeiro.
 
O Instituto de Prevenção Ivete Sangalo foi fundado em 2007 e atende mulheres de 40 a 69 anos de nove municípios da região, incluindo Juazeiro. Nesses nove anos 111.400 mamografias foram realizadas gratuitamente. Desse total, 470 casos de câncer de mama foram detectados. Somente em 2016, entre janeiro e setembro, 10 mil mamografias foram feitas e 53 casos diagnosticados.
 
Além do atendimento na sede do Instituto, uma unidade móvel percorre oito cidades vizinhas realizando o exame de prevenção ao câncer de mama. Essa unidade móvel atende 50 mulheres por dia de segunda a sexta-feira e permanece por até 4 meses em cada localidade. Todos os procedimentos feitos pelo Instituto contam com aparelhos digitais.
 
“Nós trabalhamos com a prevenção, mas nós ainda não temos um hospital para a realização do tratamento. As pacientes diagnosticadas nós encaminhamos para tratamento em Salvador”, ressaltou a Enfermeira Responsável pelo Instituto Ivete Sangalo, Lorenna Neves.
 
Lorenna explicou ainda a reportagem do Blog Geraldo José que com os trabalhos de rastreamento realizados na região os diagnósticos de câncer de mama estão acontecendo com mais rapidez, o que eleva as chances de cura para as mulheres. “Quando chegamos aqui encontramos mulheres com tumores muito enormes. Hoje com a prevenção encontramos pacientes com tumores bem menores. Essas mulheres tem uma sobrevida maior, uma chance de cura maior. Só através do exame de mamografia que poderemos identificar o câncer de mama”, afirmou.
 
As consultas no Instituto Ivete Sangalo podem ser marcadas de segunda a sexta-feira pelo telefone 74 3614-9850. No dia do atendimento é importante as mulheres terem em mãos os seguintes documentos: RG, Comprovante de Residência, Cartão do SUS e Cartão da Família.
 
Maria Senhora da Silva, que também é voluntária do Instituto Ivete Sangalo, falou do trabalho do Instituto na região. "Quando eu estive me tratando de um câncer de mama em Barretos eu vi como essa fundação trabalha com muito amor. Quando eu fiquei curada eu disse que ia fazer um trabalho voluntário. Aqui nós recebemos muito carinho e amor. Eu estou aqui todos os dias transmitindo mensagens de amor", contou.
 
Campanha Outubro Rosa
 
Durante todo esse mês acontece no Brasil a Campanha Outubro Rosa que busca conscientizar a população sobre a doença e ressaltar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce ao longo de todo o mês de outubro.
 
Em Juazeiro vários eventos irão lembrar a campanha. Neste sábado (08) acontecerá o lançamento da Campanha, às 18h, no Juá Garden Shopping, com um Aulão de Zumba.
 
No dia 22 de outubro, às 8h, será realizada uma caminhada que sairá do Shopping Águas Center e irá percorrer toda a Avenida Adolfo Viana até a Orla 1. O evento será animado pelo cantor Alan Cleber. O Kit para participar da caminhada custa R$ 10,00 e pode ser adquirido na loja do Instituto no Juá Gardén Shopping e na sede do Instituto.
 
Da redação Alinne Torres

Nenhum comentário: