quarta-feira, 13 de julho de 2016

Somando forças: A importância dos encaminhamentos e parcerias


“Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão e, ao se encontrarem, eles trocam os pães, cada homem vai embora com um… Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia e, ao se encontrarem, eles trocam as ideias, cada homem vai embora com duas.” (ditado chinês anônimo).

Uma das maneiras de estabelecer um trabalho eficaz é aquele feito através das parcerias, pois promove o envolvimento de várias pessoas, grupos, organizações e serviços para que o objetivo seja alcançado. É pensando em um trabalho articulado que a Pastoral da Mulher de Juazeiro vem investindo desde o ano de 2015 na aproximação com diversos profissionais que atuam nos municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE.
 
Sendo o principal objetivo articular as instituições atuantes na região a fim de contribuir para prevenção da incidência e reincidência de violações de direitos, e possibilitar condições de acesso à rede de serviços e benefícios soco assistenciais, para os diversos públicos atendidos pelas instituições envolvidas.
 
Sabemos que cada dia vem sendo mais importante dialogar, construir e compartilhar experiências e principalmente diminuir a distância que separa as variadas instituições de atendimento, seja social, saúde, educação e outros.  Neste sentido, buscamos o engajamento conjunto, para contribuir junto às famílias, mulheres, jovens, idosos, e aqueles que mais demandam nossos atendimentos a fim de que possamos construir caminhos para o empoderamento e transformação social de cada pessoa.  E somente através da soma de forças e de nossas potencialidades é que poderemos criar boas estratégias para melhorar os atendimentos realizados em cada serviço.
 
As parcerias que a Pastoral vem firmando e fortalecendo proporciona ampliar o alcance de nossas ações e levar o trabalho da Pastoral da Mulher aos espaços que os municípios (Juazeiro e Petrolina) oferecem.
 
No ano de 2016 temos atuado com diversos parceiros, a exemplo dos serviços de saúde, através das Unidades de Saúde da Família de Juazeiro, onde temos realizados diversos encaminhamentos para consultas, exames, planejamento familiar e outros, aonde as mulheres contempladas com os atendimentos vêm valorizando e falando sobre a importância da sensibilização que tem sido realizada por meio da equipe de trabalhadores sociais da Pastoral.
 
Também na área da saúde temos contado com o apoio do Centro de Referência e informação em DST/HIV/AIDS e do Centro Integrado de Apoio a Mulher, parcerias essas que se solidificam a cada ano, contribuindo para a melhoria e prevenção da saúde da mulher.
 
As mulheres também vêm sendo contempladas com os atendimentos gratuitos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Juazeiro, onde disponibiliza gratuitamente 2ª via de documentos de Identidade. Com os Cartórios da cidade de Juazeiro, Sento- Sé e Fórum de Salvador que de acordo com a demanda também gratuitamente emite 2ª via de Certidão de Nascimento. Além do encaminhamento a processos judiciais com a parceria dos advogados Gilvan Régio e Micael Benaia.
 
Na cidade de Petrolina contamos com o apoio do Centro de Orientação e Acolhimento em DST/AIDS (COAS) que tem colaborado com o trabalho da instituição.
 
Acreditando na intervenção social com eficácia e de forma consistente é que somamos forças com as variadas competências institucionais que compõe a nossa rede de parceiros, esta parceria não se torna o fim, mas o meio de ampliar a qualidade das ações realizadas.


Texto de Railane Delmondes - Educadora Social 

Nenhum comentário: