quarta-feira, 25 de março de 2015

Pastoral da Mulher participa do encontro formativo do Fórum Permanente de Saúde Mental Álcool e outras drogas.


No dia 24 de março ocorreu mais um encontro do fórum permanente de saúde mental álcool e outras drogas sob supervisão do cientista social e mestre em educação de Dênis Petuco. Com a união dos munícipios Petrolina e Juazeiro, o encontro ocorreu com profissionais das áreas saúde, assistência social e segurança. O fórum aconteceu no Centro de Convenções, no auditório da Secretaria Municipal de Educação em Petrolina.

A proposta desse fórum foi realizar o realinhamento conceitual da droga e seu uso, a fim de que os profissionais pudessem se aprofundar em questões da drogadição. Dessa forma, Denis explanou sobre o aspecto histórico da existência das substâncias psicoativas na sociedade.

Houve a retomada histórica, o professor falou sobre o jeito grego e romano em pensar os prazeres e o cuidado.  Denis apresentou o século XIX e XX, como: droga e o sujeito moderno, sendo o início de contração do princípio ativo das plantas. Apresentado o século XX como o das sensações: onde as pessoas tinham acesso a várias sensações em determinados aspectos: drogas, o cinema, os parques de diversões, os remédios...

O século XX ficou marcado também como período da redução de danos, onde iniciou em alguns países políticas para reduzir os danos da droga. No Brasil a cidade de Santos foi pioneira, onde os redutores buscavam alternativas para diminuir o efeito das drogas. Vele destacar que Denis apresentou os variados tipos de substâncias desde as lícitas como as ilícitas.

 Para a trabalhadora social Railane Delmondes foi um momento importante de formação visto que foi possível se aprofundar nos aspectos que permeia o uso de drogas e entender como podemos trabalhar frente ao crescimento do uso e que ações e políticas existe nos municípios Juazeiro/Petrolina.

 A proposta do fórum é fazer um trabalho articulado entre as duas cidades, visando a garantia de direitos e um melhor cuidado com a saúde.

 


 Fonte: Pastoral da Mulher

Nenhum comentário: