terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Equipe da Unidade Oblata de Juazeiro reflete sobre as áreas a serem abordadas em 2015.

Na última segunda feira, dia 19/01, a equipe da Unidade Oblata de Juazeiro realizou o primeiro de uma série de 6 estudos das áreas, atividade esta realizada desde 2006 com o objetivo de fazer a equipe levantar suas observações sobre as áreas visitadas e assim poder levantar desafios, possibilidades e mudanças ocorridas.
Sob a condução de Ana Paula e Fernanda Lins, em principio foi feita uma memória histórica sobre a dinâmica da prostituição na cidade de Juazeiro. Em seguida a equipe levantou os principais desafios e expectativas sobre as 06 áreas abordadas: Centro da cidade - áreas 1 e 2, bairros Piranga, Jardim Flórida, D. José Rodrigues e Sol Nascente - área 3, Alto da Aliança, Mercado do Produtor, Posto Frei Damião.
Dentre os mais destacados como desafios foram apontados: violência, violação dos direitos, tráfico e consumo de drogas e o mais recente que requer uma atenção especial da Pastoral: ação da prefeitura e vigilância sanitária exigindo que os bares retirem os quartos dos locais. Este último tem trazido muita preocupação para don@s e mulheres que frequentam.
Como expectativas destes estudos, a equipe trouxe que o mesmo pode ajudar a diagnosticar novas formas de abordagem, dar encaminhamento às queixas surgidas, ajuda as agentes a estarem mais seguras na intervenção externa considerando as particularidades de cada local.
Para finalizar, as agentes definiram os próximos 5 estudos que serão realizados no decorrer do ano focando cada área especifica e ainda algumas ações para coleta de informações.

Por Joice Oliveira
Educadora Social

Nenhum comentário: