Mobilização em Combate a Violência Contra a Mulher

 
A violência contra a mulher, é toda e qualquer ação ou conduta que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual, psicológico ou moral à mulher que ocorra dentro da própria casa, em relações pessoais e/ou de convívio, inclusive nas relações de namoro. O estupro, a violação, os maus-tratos e o abuso também são considerados violência contra a mulher.

 
Nesse sentido, a Pastoral da Mulher realizou uma semana de sensibilização  a violência contra a mulher. Em diversos pontos da cidade, foram dadas orientações de como denunciar a violência. O ato aconteceu na Feira Livre, Terminal de Ônibus, Mercado do Produtor, Orla e Mercado Popular, pontos estratégicos, de grande circulação de mulheres.
 
No material distribuído, a Pastoral divulgou o Ligue 180, que é uma Central de Atendimento à Mulher criado em 2005 e coordenado diretamente pela Secretaria de Política para Mulheres, da Presidência da República. O serviço é gratuito, confidencial e funciona 24 horas por dia, 7 dias da semana, incluindo feriados. O Ligue 180 tem como objetivo receber relatos de violência contra as mulheres, acolher e orientar mulheres em situação de violência doméstica e familiar, assim como divulgar serviços disponíveis na rede de atendimento à mulher em todo o país.
 
Participaram da mobilização as alunas do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera, que estão voluntárias no trabalho iniciado em Petrolina.