Pastoral da Mulher de Juazeiro em campanha para o 25 de Novembro – Dia Internacional da Luta Contra a Violência à mulher



Desde 1981, a partir do 1º Encontro Feminista Latino-americano e Caribenho, ocorrido na Colômbia, a data 25 de novembro é considerada o Dia Internacional de Luta Contra a Violência à Mulher. Intensificando-se assim, a luta contra todas as formas de violência, opressão e discriminação das mulheres.
Embasada nesses pontos negativos que fazem parte do cotidiano violento de muitas mulheres no Brasil e no mundo, é que a Pastoral da Mulher de Juazeiro e toda Rede Oblata, composta por Unidades Pastorais, com sede também nas cidades de Belo Horizonte/MG, Salvador/BA e São Paulo/SP, estarão realizando nos próximos dias, mobilizações de informação e conscientização contra a violência em todas as suas regiões.
Em Juazeiro, a Pastoral da Mulher realizará, entre os dias 22 e 29 de novembro, uma intensa ação, promovendo a distribuição de panfletos informativos, bem como um calendário contendo o número 180, da Central de Atendimento à Mulher. Além dos contatos da Pastoral da Mulher, para o apoio às que sofrerem esse tipo de violência.
Segundo análises coletadas, a violência contra a mulher ocorre nos espaços públicos e privados e não é só agressão física: é também psicológica moral, sexual e patrimonial. Reduzem a auto-estima da mulher e fazem com que elas se sintam inferiorizadas, causando assim, danos à saúde, como por exemplo: o estresse e enfermidades crônicas. A violência interfere na vida, no exercício da cidadania das mulheres e no desenvolvimento da sociedade em sua diversidade.
Durante a ação, Agentes da Pastoral da Mulher de Juazeiro, mulheres atendidas e voluntárias da Pastoral da Mulher de Petrolina irão participar desses momentos de conscientização à população.
Confira a Programação abaixo e no site www.pastoraldamulherdejuazeiro.com.br:
22/11(Sexta-feira)- 16:30h - Orla de Juazeiro
23/11(Sábado)- 09:00h às 11:00h - Feira Livre
25/11 (Segunda-feira)- tarde - Terminal de ônibus
26/11(Terça-feira) - manhã - Mercado do Produtor
29/11 (Quarta-feira) - manhã - Mercado Popular
 
A equipe da Pastoral da Mulher deseja um fim de semana abençoado e cheio de luz a tod@s!!! 

Encontro de Espiritualidade

 
Nos dias 19 e 20 de Novembro as equipes da Pastoral da Mulher- Juazeiro e Força Feminina- Salvador, estiveram reunidos no Centro de Treinamento de Líderes em Stela Maris-Salvador para o Encontro de Espiritualidade.
 
Sob a contemplação da natureza e assessoria de Maria Suave, a equipe desfrutou de momentos de reflexão e autoconhecimento. Ressaltando a importância dessa formação espiritual para o trabalho, enriquecendo o atendimento às mulheres acompanhadas e florescendo em nós o sentido da nossa vocação e missão.

Encerramento do Curso de Culinária

 
Após dois meses de aulas, o Curso de Culinária teve seu encerramento oficial na tarde de ontem (21 de novembro). Com a participação de 20 mulheres, foram ministrados os módulos de Culinária Básica, Tortas Salgadas e Doces e Decoração de Bolos.
Na festa de encerramento o cardápio foi feito pelas alunas, onde puderam por em prática tudo o que aprenderam no decorrer do curso. O momento foi finalizado com uma oração de agradecimento e discurso das agentes em parabenização a garra das mulheres em terem concluído o curso.
 
Em parceria com o SENAC, as aulas foram coordenadas pela professora Ana Célia e monitoradas pela agente Pastoral Joice Oliveira.
 

Mobilização em Combate a Violência Contra a Mulher


 
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Patrícia Galvão, em agosto de 2013, uma em cada cinco mulheres consideram já ter sofrido alguma vez algum tipo de violência de parte de algum homem, conhecido ou desconhecido.  O parceiro (marido ou namorado) é o responsável por mais de 80% dos casos reportados.
 
E é de olho nessas estatísticas que a Pastoral da Mulher assume esse compromisso de conscientização da população e debates sobre o tema, pois acredita que através da informação e sensibilização social podemos ajudar a mudar essa triste realidade.
 
Pensando assim, que dos dias 22 à 29 de Novembro a  Pastoral da Mulher de Juazeiro realizará uma mobilização na cidade em prol ao Combate a Violência contra a Mulher (alusivo ao dia 25 de Novembro- Dia de Luta).
Todas as agentes da Pastoral, mulheres atendidas e voluntárias da Pastoral da Mulher de Petrolina irão participar desse ato de conscientização.
 
Serão feitas abordagens à população e entregues panfletos e calendários de 2014.


CRONOGRAMA:
22/11(sexta-feira)- 16:30h
Orla de Juazeiro

23/11(sábado)- 09:00h às 12:00h
Feira Livre

25/11 (segunda)- tarde
Terminal de ônibus

26/11(terça-feira)- manhã
Mercado do Produtor

29/11 (quarta-feira)-manhã
Mercado Popular