quarta-feira, 3 de abril de 2013

Juazeiro é contemplado pelo Governo Federal com o programa ‘Crack, é possível vencer’



Para dar início as atividades do programa ‘Crack, é possível vencer’, nesta terça-feira, 02, estiveram reunidos no auditório da Secretaria da Saúde, os secretários municipais da Saúde, Cássio Garcia, da Assistência Social, Cisley Bandeira, Administração, Cláudio Roberto Borges, o comandante da Guarda Municipal, Elias Rodrigues e representando o secretário de Educação, a técnica Educacional, Rozineia de Oliveira, além de representantes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas do município (CAPS-AD).

O Programa foi criado pelo Governo Federal desde o ano passado para prevenção e promoção de ações de atenção integral ao usuário de crack, outras drogas e enfrentamento do tráfico, beneficiando cidades com população acima de 200 mil habitantes. Serão destinados 14 milhões a nível nacional para desenvolvimento dos trabalhos. Segundo o secretário da Saúde, Cássio Garcia, Juazeiro até então não tinha sido selecionado porque o município fica abaixo 2 mil habitantes do índice populacional indicado. Diante da articulação e solicitação do prefeito Isaac Carvalho junto a Diretoria do Departamento de Políticas e Projetos (SENASP/MJ), em Brasília, para inclusão do município, Juazeiro foi contemplado com o Programa em 21 de fevereiro deste ano.
 
“O prefeito formulou justificativas destacando a localização, infraestrutura da cidade, população da região e demais características importantes para conquista da adesão do município ao Programa. O Programa é muito importante porque vai potencializar ações em todas as pastas envolvidas para fortalecimento das orientações, assistência, prevenção e combate aos danos causados pela droga, que já consome a vida de muitas pessoas, principalmente crianças e adolescentes”, destacou Cássio Garcia. Durante a reunião ficou definida a formação do Comitê Gestor Municipal, tendo como coordenador do Programa no município, o secretário da Saúde, Cássio Garcia e como suplente o secretário de Assistência Social, Cisley Bandeira. Em 20 de março, representantes do Comitê Municipal participaram de reunião do Comitê Estadual para implantação do programa.
 
As reuniões do Comitê Municipal para discussão das ações do Programa acontecerão mensalmente. O valor do recurso direcionado a cada município envolvido vai depender das ações que serão pactuadas para enfrentamento do problema. A próxima reunião será dia 04 de abril, às 14h30, no auditório da Secretaria da Saúde.O programa ‘Crack, é possível vencer’ será feito em parceria com o Governo da Bahia e faz parte de mais uma ação que confirma o envolvimento da Prefeitura de Juazeiro em políticas públicas que garantem mais melhorias na qualidade de vida de crianças e adolescentes. Essas ações reforçam a interação dos setores do Governo Municipal e fortalecem os trabalhos que contribuíram para conquista do município, ano passado, dos Selos Unicef e Prefeito Amigo da Criança (Abrinq).
 

Nenhum comentário: